Release do Evento para jornalistas e divulgação

RELEASE


Pousadas de Paty do Alferes/RJ se unem para realizar de 01 a 10 de abril de 2011 o VIII Circuito de Outono Café Cachaça & Chorinho da Região Vale do Café.

A programação completa das pousadas para os Turistas nos dias 01 a 03 e 08 a 10 de abril já está organizada: serão dois fins-de-semana com visita a Fazenda Histórica, Guias de turismo e transporte, restaurantes, pousadas, hotel-fazenda, Choros, samba e artesanato temático.


Todos estão preparados para realizar o VIII Circuito de Outono Café Cachaça & Chorinho que acontece anualmente no mês de abril nessa cidade a 119 km do Rio.

A Região Vale do Café se compõe de treze municípios: Barra do Piraí, Barra Mansa, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Paracambi, Paty do Alferes, Pinheiral, Piraí, Rio das Flores, Valença, Vassouras e Volta Redonda, todos no interior do Estado do Rio de Janeiro.

A prefeitura de Paty do Alferes, município com de cerca de 300 anos de história, que foi o berço da colonização da serra sul-fluminense e importante produtor de café no século XIX, reúne turistas e moradores para assistirem na praça da Estação Ferroviária no Centro da cidade as novidades gastronômicas, shows à noite, exposição de seus alambiques e artesanato local. Site: www.patydoalferes.rj.gov.br E-mail: turismo@patydoalferes.rj.gov.br Tel.: (24)2485-2384

A hotelaria oferece seus espaços para turista e visitante saborear a famosa Feijoada no Vale, Almoço de Fazenda e degustar cafés e cachaças regionais, puros ou em deliciosos drinks, e guarda deliciosas surpresas e brindes temáticos para presentear seus hóspedes.


A Fazenda Boa Esperança abre suas portas e sua história para visitação, e os turistas vivem a experiência de degustação e fabricação de doces em tachos centenários.


A Secretaria de Turismo de Paty do Alferes contratou para apresentação gratuita ao turista os grupos:


- Taruíra, de Petrópolis/RJ se apresenta sexta-feira, dia 01/04. O grupo vem fazendo um trabalho muito diferenciado no que diz respeito à produção musical, responsabilidade social e implementação de novas mídias para acesso a musica instrumental e a cultura em geral. www.taruira.com.br


- Vale dos Tambores de Carlos Henrique Machado, de Volta Redonda/RJ - Vencedor do Prêmio Rival Petrobrás de Música em 2005. Carlos Henrique Machado faz uma profunda pesquisa sobre a história musical da sua região por perceber que se trata de uma das regiões mais musicais do Brasil, a Bacia do Rio Paraíba que abrange os interiores de São Paulo, Minas e Rio de Janeiro. www.myspace.com/carloshenriquemachado


- Palestra sobre Manoel Congo e Mariana Crioula - Heróis do Estado do Rio de Janeiro com o Mestre Magno Borges da Universidade Severino Sombra.


-Grupos musicais locais, de teatro temático e infantil, apresentação de danças regionais, exposição de alambiques de cachaça e Artesanato complementam com som e cor o evento que remete ao tempo dos barões e escravos, casa-grande e senzala, ambientados na Região do Vale Histórico do Café.

Os turistas também terão oportunidade e visitar a Casa do Artesão e a Igreja Matriz de Paty do Alferes - tombada pelo IPHAN, o Museu da Cachaça; e para relaxar, poderão se hospedar com conforto e o excelente atendimento nas Pousadas de Paty - associação de pousadas dessa tranqüila cidade do interior, com tarifas a partir de R$ 420,00 o casal, incluindo toda a programação de sábado e domingo.

Além dos turistas a população também participa, seja como expectador de uma programação cultural de qualidade, ou como prestador de serviços.


Artesãos, músicos, garçons, cozinheiros, camareiras, doceiras e ajudantes tem no evento uma oportunidade extra de trabalho.


A AMA Palmares - Associação dos Moradores e Amigos de Palmares, situada em um bairro que teve origem numa antiga fazenda de café do século XIX e que hoje é uma Área de Proteção Ambiental, também oferece a famosa Feijoada do Vale acompanhada de muita música regional, degustação e a carinhosa hospitalidade do interior. Tel.: (24)2485-6143.

Para chegar a Paty do Alferes ou reservar um fim-de-semana para o VIII Circuito de Outono Café Cachaça & Chorinho, contatar a Central de Reservas das Pousadas de Paty: cafeturismo@hotmail.com ou ligar para os telefones: (24)2485-6543 e (21)7618-4464 (recado)


Para ver mapas e fotos dos eventos anteriores acessar o Blog: www.cafeturismopaty.blogspot.com


Site oficial do evento: www.cafecachacaechorinho.com